quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A QUESTÃO DO LIXO

COMO TRATAR A QUESTÃO DO LIXO NAS GRANDES CIDADES

 

Um dos problemas que mais afligem as populações das grandes cidades é a classificação  e destinação do lixo gerado  dia a dia pela população. Apesar de já haver politicas direcionadas para essa problemática, persiste a ausência de cultura cidadã para levar os moradores a adotarem postura civilizada de classificação de seu lixo doméstico. É notório que a situação é bem menos pior do que algumas décadas atrás quando não havia na pequenas e médias cidades a coleta diária do lixo produzido. Atualmente existe um calendário de coleta que embora mecanizado, com modernos caminhões, ainda não se consegue manter uma cidade limpa. A população frente a ausência de programas educacionais para a classificação e destinação do lixo, ainda não se conscientizou  e desconhece que os detritos jogados no leito das ruas podem contaminar o solo, lençois freáticos e proporcionar um leque de doenças letais. Entendemos que essa problemática deve ser amplamente discutida na escola desde os primordios da educação infantil, nas fábricas, lojas, escritórios, cinemas, etc. , de forma mais abrangente e dura para que entendamos a necesidade de termos uma cidade limpa e civilizada. É comum observarmos após a passagem do caminhão do lixo, pessoas jogarem detritos no mesmo lugar onde o lixo foi apanhado. Talvez leis mais duras possam fazer com que  as pessoas deixem de jogar seu lixo nas ruas e calçadas e atentem para  calendário da prefeitura. Por outro lado imputar um imposto sobre o lixo já foi cogitado, o que teria oportunizado uma reflexão nos infratores vez que quando se mexe no bolso a reação é imediata. Entretanto tal medida carece de uma reflexão mais esclarecedora junto as populações e arrimada em projetos  modernos de urbanização,  acompanhados de mudanças radicais na paisagem urbana das pequenas médias e grandes cidades, como o fim das favelas , com a urbanização das mesmas e construção de morarias dignas, alargamentos de ruas, limpeza de lagos, lagoas e rios, etec. Parece dificil e levará tempo, mas é possível desde que os administradores e estudiosos do assunto juntem idéias e mãos num grande projeto de civilidade. Muitas cidades européias conseguiram  realizar esse intento. Nós que somos um país de enormes potencialidades de riquezas naturais temos as condições de mudar esse perfil desastroso. Fortaleza ainda carece de uma administração que vise o perfil humano da cidade  e trabalhe com o povo políticas que possam modificar o nosso modo ainda tacanho de vida. Não jogue lixo na rua, não fume em lugares públicos e respeite a vida.


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O descaramento dos condenados

O DESCARAMENTO


Dá até vontade de chorar vendo o descaramento dos condenados do mensalão que agora se intitulam "presos políticos" de uma democracia pressionada pelas elites. Patacoadas a parte a quadrilha que se aboletou de milhões do erário público agora acha que a justiça cometeu injustiça. O Ministro Joaquim Barbosa teve a coragem de romper o circulo do poder para mandar essa corja para a cadeia. Agora o Genoino é cardíaco. Na época do mensalão era um potro. Dirceu se diz injustiçado pela mídia, a mesma mídia retratou sua experiência política no regime dos  generais.  Tudo é contra eles. Acham.  Entretanto como poderia ser injusta uma justiça que levou mais de cinco anos para julgar os crimes dessa gentalha? Os advogados tiveram todas as chances para defender seus constituintes. Mas a culpa é mesmo da mídia e de um juiz negro. Se fosse branco seria apenas abuso de autoridade. Mas é um negro. O preconceito fala mais alto. A desculpa de que houve açodamento  na decisão do STF por causa de um feriado não tem peso nenhum nesta história. Poderia ser numa segunda feira. Mas não teria a mesma configuração de um 15 de novembro. A "proclamação" de uma justiça que há tempos se calava. É duro para quem ridicularizava o tal processo como  historia da carochinha se ver atrás de grades como qualquer meliante  ou ladrão de  galinhas. Mas é ótimo para o povo, saber que a justiça tarda mas não falha. Mas... como tudo não são flores os membros da quadrilha que assaltou a nação, ainda podem cumprir suas penas em liberdade. Mas uma coisa temos certeza. Ele vão cumprir. E se tiverem pejo ou vergonha não mostrarão a cara por algum tempo. Tomara que essa justiça que despertou possa, também, pegar, e julgar, antes que o povo o julgue nas urnas, o chefe maior que continua a querer mandar nos destinos dessa  sofrida nação. Não jogue lixo na rua, não fume nem detrate o ambiente.


NARIZDECERAFORTALEZA.BLOGSPOT.COM: acúmulo de riquezas - Quem se beneficia?

NARIZDECERAFORTALEZA.BLOGSPOT.COM: acúmulo de riquezas - Quem se beneficia?: UM DOS PRINCIPAIS VILÕES Quem diria que um dos maiores vilões do capitalismo seria o futebol. Um entretenimento que há pouco tempo era si...